Bairro do Sesc - Suzano

A exploração da região do Sesc, começou por volta de 1873, com a derrubada da mata para a extração de dormentes para a implantação e manutenção da estrada de ferro. Por um longo período, a localidade que era conhecida como Rio Abaixo, não passava de área nativa, onde só havia poucas casas no núcleo que emprestou seu nome ao morro.


Possuidor de uma extensa área nesta região, o serviço social do comércio – Sesc, decidiu depois de utilizá-lo como colônia de férias, transformá-la em núcleo habitacional. Com efeito, conforme processo nº 501, de 07 de agosto de 1957, o prefeito municipal João Alves Machado aprovou as primeiras plantas do loteamento Comunidade “Brasílio Machado Neto”. Novas plantas foram aprovadas pelo decreto nº 391, de 23 de abril de 1958, conforme o processo nº 208, do dia primeiro daquele mês.


A comunidade constitui-se numa área de 874.638,06 m2, distante 4 km do centro da cidade. O Sesc cuidou da urbanização e o extinto IAPC – Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários, a quem o Sesc cederá a área, realizou a construção e comercialização das casas. A lei municipal nº 787, de 24 de dezembro de 1963, denominou sua via principal de avenida Presidente Kennedy.


Construção do Centro Comercial da Comunidade em 1959

Em 1971, quando o Sesc, foi integrado ao Patrimônio Municipal de Suzano, possuía 413 casas e aproximadamente 2.500 habitantes. A lei nº 1226, de 25 de Junho de 1971 - dispõe sobre a autorização do executivo para receber em doação do sesc, imóveis, rede de água e esgoto, poços artesianos e demais equipamentos. A doação abrangeu 261.806.41 m- pouco mais de 1/3 da área total do bairro do Sesc.


Imagens tirada da Páginas   
SESC - Comunidade Brasílio Machado Neto - Suzano - Recordações.

Contato para outras informações 
redescobrindoaltotiete@gmail.com
Lembrando que temos o nosso grupo Facebook
Fotos Antigas do Alto Tietê

Comentários

  1. Infelizmente o Governo está acabando com o morro do Sesc, estão usando a terra para o Rouboanel!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Lenda da água da Biquinha

CACHOEIRA DA PORTEIRA PRETA -SALESÓPOLIS