sábado, 20 de setembro de 2014

Benedicto Amaro de Oliveira (1848-1923) - Dito Pituba


O artista Benedicto Amaro de Oliveira (1848-1923), o “Dito Pituba”, nascido em Santa Isabel-SP, e considerado um dos maiores santeiros populares do Brasil. 

O trabalho de Dito Pituba representa a cultura caipira como desdobramento da sociedade bandeirista e pode ser admirado em grandes instituições, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo ou de Antropologia no Vale do Paraíba.

 O percurso da exposição resgata produções sacras dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI,desde o surgimento do barroco paulista até suas ramificações na cultura caipira, permanência de arcaísmos até a modernidade. O santeiro popular da cidade de Santa Isabel é da virada do século XIX para o XX. Pituba trabalhou com barro, madeira e gesso e produziu pequenas imagens de santos, crucifixos, oratórios e os típicos divinos.

Contato para outras informações 

redescobrindoaltotiete@gmail.com
Lembrando que temos o nosso grupo Facebook

Um comentário:

  1. Sinto o maior orgulho em residir na cidade de DITO PITUBA, suas obras deixam um grande legado para Santa Isabel e o mundo.

    ResponderExcluir

Quem é? E Quem foi? Dr. Deodato Wertheimer

Antes de ser a rua Doutor Deodato Wertheimer era conhecida como Rua Alegre que ficou até 1888, quando se passou a chamar Rua 13 de maio, em ...