Quem é? Quem foi? Paulo Frontin

Para muitos mogianos só conhecem como a Rua Paulo Frontin que se localiza na área central do nosso município. Mais quem é? E como foi sua  trajetória poucos sabem

André Gustavo Paulo de Frontin foi um dos grandes e principais engenheiros do Brasil além de Senador e Prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Nasceu em 17 de setembro de 1860, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 19 anos recebeu o prêmio pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro quando se formou engenheiro, aos 20 anos recebeu carta de bacharel de ciências físicas e matemáticas e engenharia de minas e aos 22 anos foi nomeado lente catedrático de máquina a vapor.

 Trem suburbano chegando a Mogi das Cruzes, provavelmente em 1920. Acervo  Benedicto Alves dos Anjos

Em 1910 foi nomeado Diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil. Nessa mesma época com administração do prefeito Tenente Manoel Alves dos Anjos, enviou um requerimento para aumentar a circulação dos trens de subúrbio para Mogi das Cruzes. 

Em 1913 esse recorte de jornal diz bem como foi recebido o engenheiro em nossa cidade
Foto - Correio Paulistano de 1913

Como um grande engenheiro e construtor da sua época vez diversas obras quando exercia a função da administração municipal do Rio de Janeiro a suas grandes obras foi duplicar a Avenida Atlântica, construiu a Avenida Rio comprido na qual foi batizada em seu nome pela homenagem ao homem que dedicou a sua vida em prol do desenvolvimento e progresso por onde passou e construiu. 
Faleceu em 15 de fevereiro de 1933


Comentários

  1. Sr. Manoel Alves dos Anjos, estamos no ano 2015 ainda não temos o trem Expresso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Lenda da água da Biquinha

CACHOEIRA DA PORTEIRA PRETA -SALESÓPOLIS