Para muitos mogianos só conhecem como a Rua Paulo Frontin que se localiza na área central do nosso município. Mais quem é? E como foi sua trajetória poucos sabem
André Gustavo Paulo de Frontin foi um dos grandes e principais engenheiros do Brasil além de Senador e Prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Nasceu em 17 de setembro de 1860, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 19 anos recebeu o prêmio pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro quando se formou engenheiro, aos 20 anos recebeu carta de bacharel de ciências físicas e matemáticas e engenharia de minas e aos 22 anos foi nomeado lente catedrático de máquina a vapor.
Trem suburbano chegando a Mogi das Cruzes, provavelmente em 1920. Acervo Benedicto Alves dos Anjos |
Em 1910 foi nomeado Diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil. Nessa mesma época com administração do prefeito Tenente Manoel Alves dos Anjos, enviou um requerimento para aumentar a circulação dos trens de subúrbio para Mogi das Cruzes.
Em 1913 esse recorte de jornal diz bem como foi recebido o engenheiro em nossa cidade
Foto - Correio Paulistano de 1913 |
Como um grande engenheiro e construtor da sua época vez diversas obras quando exercia a função da administração municipal do Rio de Janeiro a suas grandes obras foi duplicar a Avenida Atlântica, construiu a Avenida Rio comprido na qual foi batizada em seu nome pela homenagem ao homem que dedicou a sua vida em prol do desenvolvimento e progresso por onde passou e construiu.
Faleceu em 15 de fevereiro de 1933 |
Sr. Manoel Alves dos Anjos, estamos no ano 2015 ainda não temos o trem Expresso.
ResponderExcluir