sábado, 4 de outubro de 2014

Escola Municipal - Coronel Almeida

A Escola Municipal “Coronel Almeida” foi criada em agosto de 1896 por proposta do Conselho Superior de Instrução Pública e começou a funcionar no dia sete de setembro do mesmo ano tendo por nome original “Grupo Escolar”.
Localizada no centro comercial da cidade de Mogi das Cruzes, o prédio mantém as principais características arquitetônicas da época de sua construção, por isso há um nítido contraste entre a escola e o local no qual ela está inserida. As fachadas iluminadas das lojas, o asfalto do calçadão, o moderno sistema de iluminação pública, o tráfego intenso de automóveis e ônibus na avenida ao lado da escola, desviam a atenção dos pedestres da riqueza contida em sua história.
Após passar pelo processo de reorganização, no ano de 1995, a E.M. Cel. Almeida passou a atender somente alunos do ciclo I do Ensino Fundamental, com faixa etária entre seis e onze anos.
No ano de 2002, em sessão ordinária de 29/07/2002, ata nº 1253, o Egrégio Colegiado do CONDEPHAAT deliberou aprovar o tombamento da EM Cel. Almeida como Unidade Escolar da 1ª República. A partir de então, esta Unidade Escolar tem assegurada sua preservação, conforme reza o artigo 142, parágrafo único e 146 do Decreto Estadual nº 13.426 de 16/03/79.


redescobrindoaltotiete@gmail.com
Lembrando que temos o nosso grupo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é? E Quem foi? Dr. Deodato Wertheimer

Antes de ser a rua Doutor Deodato Wertheimer era conhecida como Rua Alegre que ficou até 1888, quando se passou a chamar Rua 13 de maio, em ...