domingo, 16 de junho de 2019

Quem foi Barão de Jaceguai?



Artur Silveira de Mota, ou apenas Barão de Jaceguai, nasceu em São Paulo, no dia 26 de maio de 1843. Filho do Conselheiro José Inácio Silveira da Mota, Artur começou seus estudos no Colégio Vitória e, com 15 anos, já era um aspirante à guarda-marinha na Escola Naval do Rio de Janeiro, finalizando o curso em 1860. Por esses anos, Artur ficou bem próximo a deixar a carreira militar: impressionado com a terrível catástrofe que havia acabado de destruir a corveta Isabel, na qual morreu toda uma turma de militares, seu pai solicitou junto ao Ministro da Guerra, o Conselheiro Rego Barros, que seu filho fosse transferido para as fileiras do Exército. Contudo, Artur negou veementemente essa possibilidade continuou se dedicando às atividades na Marinha. No ano de 1861, Artur fez sua primeira viagem de instrução, a bordo da corveta Baiana, que estava sob o comando de José Maria Rodrigues, então Capitão de-mar-e-guerra. Nessa viagem, ele teve a oportunidade de visitar a Inglaterra, França, Espanha, costa da África e os Estados Unidos. Artur Silveira de Mota, ou apenas Barão de Jaceguai, nasceu em São Paulo, no dia 26 de maio de 1843. Filho do Conselheiro José Inácio Silveira da Mota, Artur começou seus estudos no Colégio Vitória e, com 15 anos, já era um aspirante à guarda-marinha na Escola Naval do Rio de Janeiro, finalizando o curso em 1860. Por esses anos, Artur ficou bem próximo a deixar a carreira militar: impressionado com a terrível catástrofe que havia acabado de destruir a corveta Isabel, na qual morreu toda uma turma de militares, seu pai solicitou junto ao Ministro da Guerra, o Conselheiro Rego Barros, que seu filho fosse transferido para as fileiras do Exército. Contudo, Artur negou veementemente essa possibilidade continuou se dedicando às atividades na Marinha. No ano de 1861, Artur fez sua primeira viagem de instrução, a bordo da corveta Baiana, que estava sob o comando de José Maria Rodrigues, então Capitão de Mar e guerra. Nessa viagem, ele teve a oportunidade de visitar a Inglaterra, França, Espanha, costa da África e os Estados Unidos. Com o fim do confronto, ele já possuía 26 anos e já era capitão-de-mar-e-guerra, casou - se com em Buenos Aires, em 9 de fevereiro de 1870, com a italiana Luiza Glech e logo após retornou ao Brasil quando foi nomeado comandante do navio Niterói, o maior navio de esquadra brasileira. O tempo passou Artur já havia recebido a patente de Chefe de Esquadra, posto referente ao de Vice Almirante quando em 1882 veio se encontrar em Mogi das Cruzes  com seu irmão Honório Silveira da Mota coletor de rendas e morador deste município.  Em agosto de 1884 foi condecorado com o título de Barão pelo Governo Imperial, passou a ser chamado de Barão de Jaceguai.No mês de outubro de 1887. pediu reforma nesse mesmo ano voltou até Mogi das Cruzes com desejo de residir na cidade.




Em 1888 após ter adquirido uma grande área de terra, realizou uma grande festa para o Governo imperial inaugurando sua bela residência na chácara aonde a sua família começou a residir.  Nesse local passou a investir em sua chácara o cultivo de uva e caqui. Em 1889 com a queda do regime monárquico e por consequência da Proclamação da República ele perdeu o título de Barão de Jaceguai. Em 1900 ele foi reintegrado nos serviços da armada naval brasileira como vice almirante foi para o Rio de Janeiro e quando voltou assumiu a função de diretor da escola Naval. Em maio de 1902 chegou a patente mais alto da Marinha como Almirante passou-se quase uma década serviços prestados, em fevereiro de 1911, foi reformao novamene e recebeu a honrosa medalha "Companhia Oriental". Nesse período as suas terras que ocupavam grande parte da área central de Mogi das cruzes foram colocadas a disposição e loteadas para abrir novas ruas. No dia 6 de junho de 1914 na Capital Federal na época era na cidade do Rio de Janeiro faleceu o conhecido pelo mogianos o Barão de Jaceguai.


Fonte:
http://www.saopauloinfoco.com.br/um-colosso-da-marinha-brasileira-a-historia-do-barao-de-jaceguai/
Mogi das Cuzes ,Os grandes personagens da história, Vol 3.

Contato para outras informações
redescobrindoaltotiete@gmail.com
Lembrando que temos o nosso grupo Facebook

Um comentário:

  1. Por favor, onde foi sepultado o corpo do Barão de Jaceguai. Obrigado

    ResponderExcluir

Quem é? E Quem foi? Dr. Deodato Wertheimer

Antes de ser a rua Doutor Deodato Wertheimer era conhecida como Rua Alegre que ficou até 1888, quando se passou a chamar Rua 13 de maio, em ...